Versículo do Dia

terça-feira, setembro 24, 2013

Músicas cristãs modernas X Harpa Cristã: A MÃO NO ARADO - Um convite à perseverança na fé (apenas um comparativo)


Muitas vezes não precisamos de nada novo, nesses casos o que precisamos mesmo é retornar ao que sempre ouvimos e cantamos. Um pouco mais do mesmo às vezes é bom. Estamos abandonando verdades que sempre ouvimos em troca das cebolas do Egito, da comida dos porcos.
Existe uma gritante diferença entre as músicas “gospels” de hoje se comparadas aos hinos que para muitos são antigos, ultrapassados e chatos. Se parássemos para analisar os hinos da Harpa Cristã e do Cantor Cristão, perceberíamos  a profunda sabedoria Bíblica em que tais hinos estão mergulhados.

A MÃO NO ARADO – 394(Harpa Cristã) – Um convite à perseverança na fé

Neste hino temos um convite à perseverança, nele somos convidados a sermos “constantes” a não “desanimarmos”,por quê? “O sol declina e logo após vai escurecer”. Além disso, somos convidados a não olharmos para os outros, mas para Cristo: Não desanimes, por ser tua cruz, Maior que a de teu irmão;A mais pesada levou teu Jesus,Te consola, então;A tua cruz vai levando,Como Jesus perdoando.Alegremente andando,Pra o lindo céu. Como precisamos de musicas centrada em Cristo e deixarmos o Zaqueu, Lázaro, Zacó de lado.
Nela não vemos o compositor apresentar uma vida só de vitórias, mas somos convidados a sofremos, pois Cristo sofreu mais que nós, isso é lindo: “A mais pesada levou teu Jesus, Te consola”.Mais a frente parece que o autor quer ressaltar que na vida nem sempre seremos felizes e vitoriosos e diz: “Sê bom soldado de Cristo Jesus, Sofrendo as aflições, Não sufocando a mensagem da cruz, Nas perseguições;”.
O hino repete a palavra “Cruz” várias vezes nos remetendo a sofrimentos, mas brinda nosso coração nos lembrando de nossa esperança: “Quando, enfim, tu largares a cruz, Jesus te coroará; Com santo gozo em glória e luz, Te consolará”. Como precisamos focar no alvo, como precisamos ficar ligados em nossa esperança. Esqueça os hinos que falam deste mundo de suas bênçãos, temos um outro mundo que nos espera. Não precisamos “Reinar em Vida” já estamos Reinando com Cristo.

VAMOS COMPARAR

Antigamente o Espírito Santo inspirava músicas que nos tocavam, hoje se compõe musicas para tocar multidão, para fazer sucesso. Preocupa-se com o ritmo, com a melodia em lugar da letra. A maioria dos compositores da Harpa Cristã são pastores e missionários, como no caso do Hino de hoje que foi composto pela Frida Vingren, esposa do Missionário Gunar Vingren fundador das Assembleias de Deus. Hoje as músicas são compostas por artistas que conhecem as tendências do mercado musical gospel, produzem musicas visando o sucesso.
Embora existam exceções, graças a Deus. Hoje jargões e frases prontas recheiam nossas músicas.
Já percebeu que é obrigatório falar de milagres, promessas, sonhos, vitórias e etc., quantas músicas você conhece onde o centro das músicas são essas palavras? Agora, quantas vezes essas palavras aparecem nesse hino da Harpa Cristã? Pois é!!
Percebeu que a maioria dos hinos atuais tem a primeira pessoa do singular no centro da música? “Remove a minha pedra”, “Eu tenho a marca da promessa”, “Entra na minha casa, entra na minha vida”. Tudo é “Eu”, são musicas egocêntricas.. Percebeu que no hino da harpa citado vemos o panorama mudar: “quem sua mão ao arado já pôs”. Isto porque nas musicas atuais vemos nós falarmos com Deus, mas nos hinos da Harpa Cristã é Deus falando conosco.

O HINO
Quem sua mão ao arado já pôs,
Constante precisa ser;
O sol declina e, logo após,
Vai escurecer.
Avante, em Cristo pensando,
Em oração vigiando,
Com gozo e amor trabalhando,
Pra teu Senhor.

Não desanimes, por ser tua cruz
Maior que a de teu irmão;
A mais pesada levou teu Jesus,
Te consola, então;
A tua cruz vai levando,
Como Jesus perdoando.
Alegremente andando
Pra o lindo céu.

Sê bom soldado de Cristo Jesus,
Sofrendo as aflições,
Não sufocando a mensagem da cruz,
Nas perseguições;
Vai Seu amor proclamando,
Novas de paz, sim, levando.
Aos que estão aguardando
A salvação.

Quando, enfim, tu largares a cruz,
Jesus te coroará;
Com santo gozo em glória e luz
Te consolará.
Esquecerás teus lidares.
Tribulações e pesares,
Quando no céu desfrutares,
Perfeita paz.

E aí? Chorou? Não! Você é forte! Conseguiu sentir a diferença da letra dessa música com as músicas de hoje? Os hinos da Harpa é a prova que Deus fala usando a música. Posso ser considerado antiquado, mas sinceramente não gosto de ver que hinos como este estão sendo substituídos pelos modismos evangélicos atuais.

iconoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário